Como contratar seguro saúde para suas viagens ao exterior

seguro_saude

Por Clarissa Bravo

Férias é um momento planejado para a diversão. Sempre. Viver o frenesi da preparação, do planejamento dos mínimos detalhes, da projeção daquele que promete se tornar o momento mágico, da realização do sonho ou simplesmente, transformar a viagem de férias em sossego, calmaria.

De uma forma ou de outra, o que não podemos esquecer quando viajamos para fora do Brasil é fazer o nosso seguro saúde.

Já ouvi relatos dos mais variados, de pessoas que tentaram a sorte, não contratando o seguro saúde e que realmente deram sorte! Não tiveram nenhum problema, tudo transcorreu bem. Mas também já ouvi casos de pessoas que precisaram de atendimento médico, que variaram de baixa gravidade até as pessoas que corriam o risco morte.

Como planejar, então, nossa saída do Brasil com o seguro saúde devidamente contratado? Dividi em tópicos as medidas que eu considero mais adequadas para nos afastarmos de nosso país com a segurança que merecemos ter.

Remédios de uso contínuo

O viajante que faz uso de remédio contínuo não pode esquecer de levá-los e é sempre bom também levar a receita do seu médico. Caso haja um extravio de mala e você precisar fazer uso do medicamento, a receita irá facilitar o entendimento do médico que irá lhe atender para transcrever a sua receita. Transcrever? Como assim? Isso mesmo. Não conseguimos comprar medicamentos controlados em farmácias do exterior, especialmente na Europa e nos EUA. É necessário que o médico local transcreva a sua receita.

Nesse caso a dica é: medicamentos na mala de mão e receita no(a) bolso(a).

Contratar o seguro saúde/vida do cartão de crédito

Então tá. A pessoa viaja super serelepe e contente e afirma categoricamente que já tem o seguro do cartão de crédito e que, se tiver algum problema é só ligar e resolver. Super fácil. Ledo engano…

Quem quiser contratar o seguro de vida ou de saúde que o seu cartão de crédito pode oferecer precisa ligar primeiro e pedir informações. Tem empresa de crédito que não disponibiliza esse serviço e quando oferece essa vantagem, é só para clientes muito especiais. Eu mesma passei por essa situação quando viajei para a Argentina pela primeira vez em 2012. O meu cartão não me oferecia seguro saúde, apenas o seguro de vida. Contratei (gratuitamente), mas me deu um trabalho danado!

Europa – Tratado de Schengen

Os 27 países europeus que integram o Tratado de Schengen exigem que o turista tenha um seguro-viagem com cobertura mínima de 30 mil euros. São eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Irlanda, Islândia, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Suécia e Suíça.

Eu, quando fui para Portugal em 2012 com a minha família, não me foi exigido – quando entrei no país – a comprovação da contratação do seguro saúde. Mas quem entra nos países acima citados e não possui o seguro, pode ser impedido. Portanto, atenção!

Contratar uma empresa de seguro saúde

Existem inúmeras empresas que fazem esse serviço. Eu, nas viagens que faço, sempre contrato a mesma: a Intermac Assistance. O preço e o atendimento são bons, a cobertura idem. E foi super bem indicada. Eu, felizmente, nunca precisei usar em viagens. Mas não saio do Brasil sem contratar o meu seguro saúde. Na página dos Melhores Destinos, tem um ranking que vale a pena conferir também. São 7 melhores seguros de viagem na avaliação dos seus leitores.

Doenças pré-existentes

O segmento dos seguro saúde também possui suas armadilhas. Nosso leitor, Diogo Braga incluiu em forma de comentário, um excelente alerta para os viajantes: (…) se a empresa por algum motivo desconfiar que a doença manifestada na viagem for de conhecimento prévio do contratado e o contratado não informar esse pequeno grande detalhe antes da viagem, ela pode simplesmente se negar a cobrir as despesas do segurado”. É imprescindível informar às empresas todas as questões que envolvem a saúde do viajante.

Comparador de serviços e coberturas

Grande novidade pra mim. Não conhecia. Mas nosso leitor Diogo, mais uma vez, registrou essa informação nos comentários e não quisemos deixar de fora uma dica valiosa. “Vale informar que há alguns sítios que oferecem a comparação de preço/cobertura de diversas empresas. Em língua portuguesa: 1) Compara online; 2)Viagem IdealEm língua inglesa, vale a pena entrar no site Lonely Planet. São sítios bem organizados e “padronizados”, não espere grandes descontos”.

Se você possui mais dúvidas sobre coberturas e serviços prestados, entra no site Tudo Sobre Seguros. Informação nunca é demais!

Boa viagem!

Anúncios

2 comentários sobre “Como contratar seguro saúde para suas viagens ao exterior

  1. O cartão Platinum, ao menos aquele emitido pelo Banco do Brasil, tem cobertura de seguro-viagem. Vale informar que há inúmeras combinações possíveis, alguns planos incluem gastos com medicamentos, por exemplo. A melhor alternativa é realmente procurar o plano que mais se adeque a sua necessidade.
    Outro aspecto muito importante é você EXIGIR da empresa o contrato que rege o seguro. Com isso você garante que o contratou será honrado no caso de alguma intempérie.
    Ainda sobre a relação empresa-contratado, se a empresa por algum motivo desconfiar que a doença manifestada na viagem for de conhecimento prévio do contratado e o contratado não informar esse pequeno grande detalhe antes da viagem, ela pode simplesmente se negar a cobrir as despesas do segurado.
    Por fim, vale informar que há alguns sítios que oferecem a comparação de preço/cobertura de diversas empresas. Em língua portuguesa: 1) http://www.comparaonline.com.br/seguro-viagem ; 2) http://www.seguroviagemideal.com.br
    Em língua inglesa, vale a pena entrar no site http://www.lonelyplanet.com/travel-insurance
    São sítios bem organizados e “padronizados”, não espere grandes descontos.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s